19 abril 2007

Incursões de JP Simões pelo cinema no IndieLisboa

Duas participações de JP Simões em projectos cinematográficos estarão em exibição no festival de cinema independente IndieLisboa, que hoje começa na capital.
Jantar em Lisboa, curta-metragem de animação realizada por André Carrilho a partir de um conto de JP Simões, também autor da banda sonora, vai estar a concurso. A estreia do ilustrador no desenho animado integra a Competição de Curtas e a Competição Nacional de Curtas.
A sinopse do filme diz-nos o seguinte: «No fim de mais um dia monótono, Jaime recebe um fax da namorada, Teresa, a terminar a relação que mantêm há um ano. Ao sair do escritório, parece que Lisboa também não está a ter um dia normal».
Jantar em Lisboa será projectado nos seguintes dias, horários e salas: 23 de Abril, Fórum Lisboa, 19h00; 24 de Abril, cinema King sala 2, 18h15; 27 de Abril, cinema King sala 2, 24h15.
O outro projecto escalado para o IndieLisboa no qual JP Simões participa é o trabalho mais recente de Edgar Pêra, Rio Turvo, que não está a concurso.
Rio Turvo é apresentado como «adaptação relativamente fiel do conto homónimo de Branquinho da Fonseca. Rio Turvo é talvez o mais clássico filme saído das mãos de Edgar Pêra, com uma intriga amorosa protagonizada por Nuno Melo e Teresa Salgueiro a desenrolar-se sobre o pano de fundo do trabalho de um grupo de homens (José Wallenstein e os cantores JP Simões e Manuel João são alguns deles) que, num terreno pantanoso preparam a construção futura de um grandioso aeroporto (!). Humor, fado, surrealismo e uma amostra semi-fantástica marcam uma obra originalíssima e surpreendente que até tem Platão como autor de alguns diálogos». JP Simões também canta no filme.
Rio Turvo será mostrado a 26 de Abril, no Fórum Lisboa, às 22h15 e no dia 28 de Abril, às 15h30, no cinema King 2.

Competição em Seul
Voltanto a Jantar em Lisboa, refira-se que o filme estará a concurso no Seoul International Cartoon & Animation Festival, que decorre de 23 a 27 de Abril, na capital da Coreia do Sul.

Sem comentários: