O jornal Público dá hoje à estampa um trabalho evocativo de Zeca Afonso, assinalando a passagem do 20º aniversário do falecimento daquele artista. JP Simões foi uma das personalidades ouvidas nesse trabalho jornalístico, que procurou dar a conhecer o que pensam sobre Zeca Afonso alguns artistas na casa dos 30 anos. Aqui ficam as citações relativas a JP Simões:
«'A princípio inspirou-me um certo aborrecimento - e só depois fiquei fã'. Esse depois deu-se na altura do liceu, em que o 'ouvia imenso'. Mas lá por meio dos anos 80, as coisas, entre os adolescentes, estavam muito barricadas: JP acha qye havia 'um grupo que cantava o Zeca Afonso', um género de pessoas 'que se vestia como amante da natureza'. Zeca era, conclui, 'refém de um contexto partidário e estético'. (...)'As coisas estavam encaixotadas nos seus formalismos e como as posições políticas vêm de famílias, é provável que os de direita não o ouvissem - mas ele já ultrapassou esse bicórnio da política nacional'.
(...)
Simões vê nele um homem cuja qualidade principal é 'o lirismo, no sentido mais amplo, no sentido de cantar o mundo com as suas cambiantes'».
1 comentário:
Grande Zeca! Sempre Zeca!
Fica versão minhya no ANACRUSES
http://anacruses.blogspot.com
Enviar um comentário