30 outubro 2009

Discos de JP Simões entre os melhores de sempre

Os trabalhos discográficos de JP Simões, a solo e nos projectos de que fez parte, integram o selecto grupo dos melhores discos portugueses das duas últimas décadas. A escolha coube a uma "academia de espacialistas" (músicos, críticos e editores), a convite da revista Blitz, que hoje publica a edição comemorativa dos 25 anos da publicação - antes como jornal, agora como magazine.

O painel de especialistas elegeu o álbum Fossanova, dos Belle Chase Hotel, como o nono melhor disco nacional de toda a década de 1990. No mesmo período, o júri escolheu Sunset Boulevard, da mesma banda, como a melhor canção lusa. A passagem de JP Simões, como guitarrista, pelos Pop Dell'Arte também surge referida no trabalho da Blitz, até porque o álbum em que Simões participou, Sex Symbol, foi considerado o 18º melhor da década.

No decénio iniciado em 2000 e ainda em curso, os especialistas convidados pela publicação musical citaram três álbuns com o dedo de JP Simões. A estreia a solo do cantautor, 1970, foi considerado o 25º melhor trabalho discográfico da década, três posições mais bem colocado do que o segundo longa duração dos Belle Chase Hotel, La Toilette des Étoiles. Exílio, único registo do Quinteto Tati, foi eleito o 29º melhor álbum, numa lista que agrega 40 edições consideradas as mais relevantes da música nacional no período em causa.

1 comentário:

Ayaquina disse...

E pena que o Momo nao tenha feito parte do jury como Fan francês, senao esta classificaçao excellente, seria melhor ainda. Momo de Dijon!!!!